Mais compactos, mais fortes e (muito) mais eficientes

Mais compactos, mais fortes e (muito) mais eficientes - Cilindro elétrico ETH em operação de manipulação - Parker Brasil - Divisão Automação

Que tal ampliar em 25% a produtividade de um processo industrial trocando apenas um componente? Pois foi esse o resultado da aplicação do cilindro elétrico ETH em uma prensa do setor de termoformagem.

Devido à sua alta capacidade de força, o cilindro elétrico Parker com diâmetro 100 mm foi suficiente para substituir um cilindro pneumático de diâmetro 220 mm. Ao contrário do componente anterior – mais lento devido ao tempo necessário para encher sua câmara de ar –, o cilindro elétrico tornou o ciclo do processo bem mais rápido, confiável e preciso. A economia alcançada foi tão significativa que cobriu em poucos dias o custo da modificação da máquina.

Tendência sustentável

Da mesma forma, muitos outros processos industriais estão sendo otimizados com essa tecnologia, gerando ganhos expressivos em eficiência energética e com aumento da precisão no controle das operações proporcionados pelo cilindro elétrico.

Além disso, os benefícios são sempre acompanhados pela redução do custo de manutenção quando se opta pelo cilindro de acionamento elétrico – que é isento de problemas com vazamentos, já que sofre menos desgastes nas vedações por não trabalhar com fluidos sob pressão.

“Basta fazer as contas”, justifica Ricardo Pascoal, especialista de produto da Parker: “Considerando os custos do ar comprimido e do óleo, na maioria dos casos um sistema eletromecânico com o cilindro elétrico ETH oferece a solução mais econômica, substituindo com vantagem os cilindros pneumáticos e hidráulicos”.

“Temos aplicado esta solução em equipamentos de diversos segmentos industriais”, conta Pascoal. Segundo ele, no Brasil e no exterior a tendência é de que o uso desta tecnologia continue crescendo.

Onde economizar

Pascoal explica que o cilindro elétrico ETH é uma alternativa mais econômica que os atuadores pneumáticos por sua maior eficiência energética, e também uma alternativa mais limpa que os atuadores hidráulicos por não ser movido a óleo – o que o torna especialmente interessante para as indústrias alimentícias, de bebidas e farmacêuticas, por exemplo.

Outras aplicações típicas encontram-se nos processos envolvendo manipulação de materiais e sistemas de alimentação (muito comuns na indústria automotiva), na atuação de válvulas, prensas e máquinas de embalagem, e ainda na automatização de processos de qualquer natureza.

Também nas operações pick-and-place pode-se ganhar com a redução do consumo de energia e dos custos de manutenção, além do melhor controle do ciclo de produção que o cilindro ETH proporciona. “Sem dúvida há um universo de oportunidades para economizar com essa solução”, acentua Pascoal.

Superforça compacta

Mais compactos, mais fortes e (muito) mais eficientes - Cilindros elétricos ETH - Parker Brasil Divisão AutomaçãoDisponível em cinco diâmetros (32, 50, 80, 100 e 125 mm), o ETH é muito superior em desempenho aos demais cilindros elétricos do mercado, pois é o único da categoria que oferece alta densidade de força, com capacidade para acionar cargas de 320 kg até 11,4 toneladas.

“Muitos cilindros elétricos com o mesmo diâmetro fazem cinco vezes menos força”, compara Pascoal. Outros diferenciais são o notável acabamento e a alta confiabilidade do produto, além das flanges de acordo com a norma DIN ISO 15552, que facilitam a substituição dos cilindros pneumáticos pelo elétrico.

Vale lembrar que a Parker oferece o conjunto de movimentação completo. Além dos cilindros, também dispõe de controladores, motores e redutores planetários.

Vantagens do cilindro ETH

• Compacto – alcança força elevada com baixo diâmetro
• Controle ultra preciso
• Elevada vida útil
• Baixo custo de manutenção
• Baixa emissão de ruídos
• Solução mais limpa e energeticamente mais eficientes

Fonte: http://blog.parker.com/br/mais-compactos%2C-mais-fortes-e-muito-mais-eficientes