Excelência na condução de ar comprimido garante vantagem competitiva para fábrica de motores FCA

Excelência na condução de ar comprimido garante vantagem competitiva para fábrica de motores FCA - Robôs em operação na nova fábrica de motores FCA - Parker Brasil - Divisão automação

O estado da arte em performance e eficiência energética está presente em cada detalhe da nova fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), inaugurada recentemente em Betim (MG).

Com 22 mil m2 de área construída e capacidade para fabricar 400 mil motores por ano, a unidade foi completamente remodelada para receber 186 robôs de alta precisão e preparada para produzir em elevada escala, com altíssimos índices de segurança e sustentabilidade.

A unidade reúne, em um único local, todas as etapas de produção do motor, desde a usinagem do bloco, eixo virabrequim e cabeçote até as linhas de montagem. Nela foram aplicadas as melhores práticas industriais, com alta tecnologia embarcada, para garantir a entrega de motorizações 100% testadas a cada etapa de manufatura.

Montagem rápida

Por proporcionar elevado ganho de eficiência energética, flexibilidade e leveza, o sistema Transair – rede para condução de fluidos fornecida pela Parker – foi escolhido pela FCA para a condução de ar comprimido na nova fábrica.

Excelência na condução de ar comprimido garante vantagem competitiva para fábrica de motores FCA - Transair: vários diâmetros - Parker Brasil - Divisão automaçãoA tecnologia Transair destaca-se por ser inteiramente montada com tubos de alumínio e conexões rápidas que dispensam o uso de solda e são fáceis de montar e desmontar. Isso garante grande praticidade nas intervenções, atendendo normas mundiais de segurança, como 97/23 CEE e TUV. Devido a suas características de projeto, a rede Transair apresenta performance muito superior mesmo se comparada com as melhores redes convencionais.

Com tantas vantagens competitivas, além da expressiva redução do custo de manutenção ao longo do tempo, a rede Transair é uma resposta à altura do nível de excelência estabelecido pela FCA para o novo parque industrial de Betim.

Fim das perdas de carga

Produzidos com materiais 100% recicláveis, isentos de propriedades inflamáveis e certificados conforme norma ISO 8573, os tubos, conexões e válvulas Transair são naturalmente imunes à oxidação e corrosão. Graças ao seu baixíssimo coeficiente de atrito, o sistema assegura sensível redução nas perdas de carga, com otimização do consumo energético.

Tecnologia sustentável

Oferecendo passagem plena para o ar comprimido com vazamento zero, os produtos da linha Transair eliminam os vazamentos e reduzem a perda de carga – um dos principais fatores responsáveis pelo consumo de energia elétrica nas operações industriais.

Por sua vez, os filtros específicos da linha domnick hunter, também fornecidos pela Parker, garantem a qualidade do ar comprimido desde os compressores até os pontos de consumo (veja quadro). Ao eliminar umidade e contaminantes oriundos da geração, eles evitam o desgaste de máquinas e equipamentos pneumáticos – o que se traduz em economia na manutenção e redução das paradas de produção.

Projeto turn-key

Para este fornecimento a Parker entregou a solução completa, que incluiu o projeto da nova rede, a desmontagem da rede anterior e o fornecimento de peças e componentes, bem como serviços de instalação e testes. O projeto foi supervisionado e montado pela equipe especializada da Hidráulica Engenharia, distribuidor Parker sediado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Com mais de 6 km de extensão, a rede Transair da fábrica FCA foi construída com 1.036 barras de alumínio (nos diâmetros 25, 40, 63 e 100 mm) e 8.500 conexões. Coberta por garantia de 10 anos, a tecnologia permite realizar alterações de layout com rapidez e agilidade.

“Diante da alta competitividade do mercado automobilístico, a melhoria contínua dos processos de produção com redução de perdas e aumento da eficiência é mandatória”, destaca Ricardo Siqueira, coordenador de desenvolvimento de negócios da Parker. “A natureza do negócio da Parker é propor novas soluções capazes de gerar economia, eficiência e melhor desempenho para nossos clientes”, explica.

“O projeto proporcionou excelentes benefícios para as novas linhas de produção da FCA”, destaca Luiz Guilherme Fernandes, consultor de vendas da Parker. “É um caso de sucesso que possibilitou a divulgação da tecnologia Transair para outras áreas e fornecedores da FCA”, informa.

Outras empresas que já têm redes Transair instaladas em suas plantas são Jaguar Land Rover (Itatiaia-RJ),Johnson & Johnson (São José dos Campos-SP), John Deere (Indaiatuba-SP) e JCB do Brasil (Sorocaba-SP).

Fonte:http://blog.parker.com/br/excelencia-na-conducao-de-ar-comprimido-garante-vantagem-competitiva-para-fabrica-de-motores-fca