Vantagens das mangueiras termoplásticas
Esta postagem foi publicada em 12 de julho de 2017Menor diâmetro interno (ID)
Como a fabricação das mangueiras termoplásticas dispensa o uso do mandril para suporte do tubo interno, elas podem ser produzidas com diâmetros internos mínimos, como 1,3 mm (0,051″). Por sua vez, as mangueiras de borracha exigem o suporte do mandril em sua fabricação, por isso o diâmetro interno dessas mangueiras geralmente não é menor que 4,8 mm (3/16″).
Esta característica é importante nas aplicações em que há uma pequena quantidade de fluido a ser transferida. Um diâmetro interno menor também proporciona um raio de curvatura mais fechado. O raio de curvatura das mangueiras termoplásticas pode ser menor que a metade do raio de curvatura das mangueiras SAE 100R1 e 100R2.
Diâmetro externo compacto (OD)
A resistência intrínseca dos materiais termoplásticos empregados na fabricação de mangueiras permite usar nelas menos material do que nas mangueiras de borracha. Deste modo, o diâmetro externo das mangueiras termoplásticas Parflex e Polyflex da Parker pode ser até 20% menor que o das mangueiras de borracha correspondentes.
Esta é uma vantagem muito importante para os equipamentos instalados em locais com limitação de espaço ou nas áreas em que muitas mangueiras operam simultaneamente.
Longos lances sem emendas
O processo de produção das mangueiras termoplásticas permite gerar longos lances sem emendas, devido ao tubo interno que dispensa suporte e também porque o material é “curado” na própria linha, durante a fabricação. Ao contrário, as mangueiras de borracha demandam um processo adicional de cura e um mandril para definir as dimensões do tubo interno.
As mangueiras Parker Parflex e Polyflex já foram produzidas em lances contínuos de até 3.200 metros – uma característica fundamental nas aplicações offshore, como em umbilicais para trabalharem neste nível de profundidade submarina. Nas operações de montagem, lances longos significam menos sucata, sujeira, redução de riscos de vazamento e menos trocas de bobinas durante a produção.
Mangueiras pré-formadas
Alguns modelos de mangueiras termoplásticas podem ser termicamente pré-formadas em formatos específicos para atender necessidades das aplicações do cliente, facilitando rotinas de limpeza, reduzindo a sucata e agilizando as instalações. As mangueiras pré-formadas são rígidas porém flexíveis, e podem ser acondicionadas em caixas menores em vez de engradados de madeira – o que reduz os custos de transporte e aumenta a área livre.
Elas também mantêm e conservam sua forma e podem ser encaminhadas por áreas pequenas ou de difícil acesso, levando a menos pontos de conexão e dispensando combinações mangueira-tubo.
Mangueiras Unidas em Pares
Usando mangueiras unidas em pares em vez de várias mangueiras, as empresas conseguem reduzir seu custo com material, o tempo de instalação e também do peso do conjunto montado. As mangueiras unidas em pares eliminam o problema de embaraçamento, comum nas aplicações com várias mangueiras, além de anular os danos causados pela fricção das mangueiras de borracha entre si.
Mangueiras duplas ajudam a melhorar a gestão e ampliam a durabilidade do sistema, evitando o aparecimento de algumas das falhas de campo mais frequentes. Mangueiras unidas em pares são particularmente convenientes em empilhadeiras, guindastes e outras aplicações que envolvem levantamento de cargas. As mangueiras Parker Twin-Line, por exemplo, são formadas por duas mangueiras idênticas, unidas permanentemente por toda sua extensão, o que garante um conjunto compacto, de fácil instalação e com operação suave.
Por sua vez, as mangueiras Multi-Line são conjuntos de duas a dez mangueiras que permitem várias combinações de tamanhos e tipos, com largura máxima de 10 polegadas. Se necessário, essas mangueiras podem ser separadas para facilitar sua distribuição na área de trabalho.
Outras vantagens de desempenho
Resistência à abrasão
Os materiais termoplásticos são resistentes à abrasão por natureza. De fato, os termoplásticos são com frequência aplicados às coberturas das mangueiras de borracha para aumentar sua resistência à abrasão. As mangueiras da Parker estão disponíveis em ampla variedade de modelos, sendo que algumas delas oferecem resistência à abrasão cinco vezes maior do que qualquer mangueira de borracha apresentada como resistente à abrasão.
Limpeza
As imagens acima mostram os níveis de contaminação após a fabricação de uma mangueira termoplástica e de uma mangueira de borracha. Como se pode ver nesta comparação, a manufatura da mangueira termoplástica produz menos contaminantes do que sua equivalente de borracha. Em muitos casos, a montagem de uma mangueira de borracha exigirá a limpeza da mangueira antes de seu uso na produção.
Altas pressões
Por meio da aplicação de várias técnicas de reforço, a Parker produz mangueiras que podem suportar pressões de trabalho de até 4.000 bar (58.000 psi).
Resistência à permeabilidade
Com a utilização de vários termoplásticos, a resistência à permeabilidade (entrada e saída) pode ser muito superior à da borracha. Conforme mostra o gráfico, o termoplástico tem maior resistência à permeabilidade contra gases como CO2, Oxigênio e Nitrogênio em comparação com a borracha, conforme mostrado nas imagens acima.
Validade
Sempre que adequadamente armazenados, mangueiras e tubos termoplásticos podem ser conservados por tempo ilimitado antes de sua utilização. De acordo com a norma SAE J517, a validade das mangueiras de borracha armazenadas adequadamente é limitada a 10 anos antes da utilização.
Redução de ruídos
Já foi demonstrado que as mangueiras termoplásticas com reforços específicos são capazes de reduzir o nível de ruído das máquinas. Isso é importante para o conforto do operador e para a redução da poluição sonora no ambiente de trabalho.
Fonte: http://blog.parker.com/br/vantagens-das-mangueiras-termoplasticas