Regulagem de pressão em sistemas pneumáticos

Regulagem de pressão em sistemas pneumáticos - Sistema pneumático em operação - Parker Brasil - Automação

Normalmente, um sistema de produção de ar comprimido supre a demanda de ar necessária para a operação de vários equipamentos pneumáticos. Deste modo, em todos estes equipamentos a mesma pressão está atuando.

Todavia, caso haja um grande número de equipamentos pneumáticos operando simultaneamente em um determinado intervalo de tempo, isso fará com que a pressão do ar comprimido caia, devido ao pico de consumo ocorrido na rede.

Por outro lado, se estivermos atuando um elemento pneumático com pressão maior do que a que ele realmente necessita, estaremos consumindo mais energia que a necessária.

Evitando problemas

Inconvenientes como estes e outros podem ser resolvidos de forma simples, com a utilização de uma válvula reguladora de pressão (ou simplesmente regulador de pressão) no sistema pneumático.

As válvulas reguladoras de pressão são capazes de cumprir três importantes funções:

1) compensar automaticamente o volume de ar requerido pelos equipamentos pneumáticos;

2) manter constante a pressão de trabalho (pressão secundária), independentemente das flutuações da pressão na entrada (pressão primária) quando acima do valor regulado, lembrando que a pressão primária deve ser sempre superior à pressão secundária, independentemente dos picos de pressão; e 3) funcionar como válvula de segurança.

Mais controle, menos manutenção

Os reguladores de pressão para sistemas pneumáticos da Parker foram projetados para proporcionar uma resposta rápida e uma regulagem de pressão acurada em um grande número de aplicações industriais, com longa vida útil e baixos custos de manutenção.

Entre as principais características dos reguladores de pressão, podemos destacar: resposta rápida e regulagem sempre precisa, devido à aspiração secundária e à válvula de assento incorporada. Também dispõem de grande capacidade de reversão de fluxo e apresentam dois orifícios destinados ao manômetro, que podem ser usados como orifícios de saída.

Para completar, são equipados com diafragma projetado para proporcionar um substancial aumento da vida útil do produto e fácil manutenção.

Fonte: http://blog.parker.com/br/regulagem-de-pressao-em-sistemas-pneumaticos