Condicionamento e monitoramento do óleo hidráulico

O óleo hidráulico é vital nos diversos segmentos da indústria, sendo utilizado principalmente como meio condutor de energia em equipamentos de movimentação e transporte, mercado em que a Parker é referência. A Parker também é uma referência em tratamento do óleo hidráulico pois possui uma ampla gama de produtos para tal fim.

Os custos com manutenção preditiva e preventiva são insignificantes se comparados aos de substituição integral do óleo hidráulico de uma máquina ou a manutenção corretiva de componentes hidráulicos que se desgastam por conta da contaminação.

A Parker implementou um programa de manutenção preditiva e preventiva focando em: diagnóstico, terapia e prevenção.

Diagnóstico – O óleo presente em equipamentos hidráulicos em geral, independentemente de ser equipamento industrial, agrícolas, construção civil ou movimentação de cargas e materiais é avaliado no próprio local, identificando-se assim seu nível de contaminação e, o mais importante, como ela está aumentando com o tempo. Trata-se de uma ferramenta imprescindível para se programar as atividades de purificação do óleo, poupando assim tempo e recursos.

As análises anteriormente realizadas, somente em laboratório, à partir de amostras retiradas dos equipamentos, são obtidas na hora e seu resultado pode ser apresentado “online” de forma remota, ou ainda por meio de novos sistemas portáteis desenvolvidos recentemente pela Parker. Esta linha de produtos inclui analisadores de água e de partículas ferrosas. Outros instrumentos permitem medir o nível de ruído nos equipamentos e a viscosidade do fluido em campo.

Terapia – Uma vez identificada alteração na qualidade do óleo, deve-se iniciar rapidamente o processo de descontaminação. Para esta atividade a Parker disponibiliza os sistemas purificadores. Compactos e portáteis, realizam a desidratação e a retirada dos particulado sólidos do óleo hidráulico. A Parker também oferece ao mercado unidades móveis de filtração, para vazões de até 60 lpm.

Prevenção – Após o correto diagnóstico e tratamento, uma forma econômica de otimizar o sistema hidráulico e prevenir altos índices de contaminação é a aplicação de soluções de filtração mais eficientes, com filtros adequados ao contaminante comum ao sistema. Para esta etapa da gestão de sistemas hidráulicos, a Parker fornece diversos produtos, como filtros de ar para respiros com mídia filtrante higroscópica e filtros de pressão, simples ou duplex de última geração caso o sistema trabalhe continuamente, além dos tradicionais filtros de sucção e retorno.

Desta forma a Parker assegura um melhor gerenciamento dos sistemas hidráulicos, garantindo aos equipamentos maior performance, produtividade e rentabilidade nos processos produtivos.

Fonte: http://www.parkernews.com.br/editorial.asp?pagina=9