Oito dicas práticas para a manutenção de empilhadeiras

Para reduzir o tempo de inatividade e ampliar a produtividade de empilhadeiras hidráulicas e equipamentos similares, esteja atento às condições de conservação da mangueira da torre. Veja oito dicas práticas para maximizar os resultados de sua operação:

1. Revise a mangueira periodicamente
Consulte o manual do equipamento para confirmar os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante. Preste atenção ao revestimento da mangueira. Sua função principal é proteger seu tubo e reforço internos. Se a cobertura da mangueira estiver comprometida, ela ficará vulnerável e sujeita a danos.

2. Inspecione a mangueira em todo o seu comprimento
Se a cobertura apresentar falhas, substitua a mangueira. Danos na cobertura aumentam drasticamente a probabilidade de haver ruptura e consequente vazamento na mangueira.

3. Verifique se há rachaduras perpendiculares no raio de curvatura externo
Isso pode indicar condições inadequadas de aplicação. Nesse caso, solicite ao seu fornecedor uma mangueira adequada para as condições de uso. Lembre-se: se a mangueira rachar, colocará o reforço interno em contato com produtos químicos e abrasivos que podem danificá-lo. Uma mangueira rompida pode pulverizar óleo quente sob pressão em qualquer direção, expondo o operador a ferimentos graves como queimaduras ou cortes.

4. Observe se há cortes ou orifícios na cobertura        
Cortes paralelos podem indicar que a mangueira está entrando em contato com o material transportado. Substitua a mangueira se o reforço estiver exposto ou danificado.

5. Verifique se a mangueira está tensionada
Alguns fabricantes entregam as empilhadeiras com a mangueira da torre tensionada. Ajuste a tensão conforme o manual do equipamento.

6. Inspecione o lado da mangueira que entra em contato com as polias
Se o diâmetro externo da mangueira for grande demais, pode haver desgaste excessivo na cobertura. Nesse caso, substitua por outra de perfil mais baixo.

7. Busque fios salientes nas mangueiras de borracha
Procure fios salientes na parte externa da mangueira passando um pano sobre ela. Se houver fios quebrados, o pano vai ficar preso neles e você deverá substituir a mangueira, pois tanto a cobertura quanto o reforço estarão comprometidos. NUNCA faça essa verificação com as mãos, pois os fios são afiados e podem machucá-lo.

8. Verifique se há vazamento nos conectores
Confira se os conectores estão corretamente apertados. Se o vazamento persistir, desmonte a mangueira e o conector e veja se a área de acoplamento ou a vedação estão danificadas; nesse caso, substitua-os por novos. Se houver vazamento na conexão, substitua também a mangueira.

Fonte: http://blog.parker.com/br/oito-dicas-praticas-para-a-manutencao-de-empilhadeiras